Formas de servir café

Formas de servir café

Paixão mundial, o café é uma das bebidas mais consumidas no planeta. No entanto, em cada país, existem variações de como servi-lo e cada uma delas tem características bem específicas.

Café coado ou café de saco


É a forma mais comum de servir café. É preparado na hora, em coador de pano ou de papel e é uma bebida bastante concentrada. Normalmente, é adoçado, mas isso não é uma regra. É servido na chávena de café e deve completar quase todo o recipiente, deve ser servido bem quente. No entanto, a água utilizada para coar o café não deve ultrapassar 98 °C, pois, dessa forma, “queima” as propriedades do pó.
Uma boa dica é aquecer a água até borbulhar, desligar o fogo e esperar um
minuto antes de preparar a bebida.

Café curto

Nada mais é do que o próprio café espresso, a diferença é a quantidade de bebida a ser servida. É um café bem forte, a razão é do rápido contato com a água durante a preparação.
É servido curto, em chávena de porcelana de 50 ml, mas a quantidade deve variar entre 25 e 35 ml. o sabor do café curto é bem intenso. Para preservar a temperatura, é recomendado aquecer a chávena, passando-a em água a ferver

Expresso

O café espresso normalmente é servido entre 30 a 50 ml.
Assim como no café curto, o sabor do espresso é bem forte e intenso.

Café americano

Diluído com água quente. Recebeu esse nome por ser muito apreciado nos Estados Unidos, onde os consumidores preferem que a bebida seja mais forte.
A receita do café americano varia de acordo com a preferência de quem o vai beber: quanto mais água, mais suave. É preciso apenas obedecer à seguinte regra: a parte de água não pode ser maior que a parte de café.

Expresso Italiano

É comum servir o café espresso Italiano com panna, (uma espécie de leite
fresco batido na hora) ou chantilly.

Café longo

Esse tipo de café depende da preferência de quem o prepara, no café longo a quantidade total a ser servida é de 50 ml.

Café Mocha

Também conhecido como mocaccino, o café mocha é uma espécie de variação mais requintada do cappuccino e é servido com leite e chocolate. Sua montagem é feita com 50 ml de café espresso, meia parte de calda de chocolate e uma medida de leite. A finalização leva espuma de leite e, em alguns casos, chocolate em pó.

Café Cappuccino

Um dos tipos de café mais conhecidos e apreciados no mundo, um cappuccino clássico é feito com 1/3 de espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. Por ser mais suave, o cappuccino deve ser servido em uma chávena maior, com capacidade para 150 a 180 ml. Fora da Itália, é comum encontrar variações que incluam canela e/ou chocolate na receita.

Caffe latte

O caffe latte, ou café com leite. Pingado, média ou cortado, essa é uma das formas de servir café mais apreciadas. No entanto, a quantidade de leite varia de uma receita para a outra. Para o pingado, a quantidade de café deve ser pequena (cerca de meia parte para uma de leite), apenas o necessário para deixar a bebida com a coloração de caramelo. Já para a média, as partes de café e leite devem ser iguais, ao passo que o cortado é o inverso do pingado, apenas um pouco de leite em uma xícara de café, O ideal é optar por recipientes de porcelana e preaquecidos, para manter o café quente por mais tempo e assim, aproveitar melhor os benefícios da bebida. No entanto, a tradição também deve ser considerada e, é muito comum servir o café com leite no copo americano. Portanto, as duas maneiras são bem aceitas, mas a primeira é mais elegante.

Machiatto

É o típico café com leite Italiano. No entanto, a bebida láctea não é servida pura, mas em forma de espuma, deixando a receita um pouco mais refinada. O machiatto é servido na chávena de café espresso e com os mesmos acompanhamentos da versão tradicional. Como pode ver, existem várias formas de servir café e todas elas são deliciosas.